“Sonho em ser um deles”, planeja a jovem estudante Crislayne da Silva Ribeiro, de 13 anos, que está cursando o oitavo ano na Escola Estadual Dr. Carlos Vasconcelos, em Rio Branco. Ela é um dos estudantes impactados com os programas comunitários da Polícia Militar em pontos específicos de vulnerabilidade, uma forma de aproximar a instituição da comunidade e levar esperança a jovens e crianças que buscam, pela educação, mudar de vida.
Os projetos Semeando o Futuro e Guardiões da Paz levam palestras, atividades recreativas e lições de cidadania. Além disso, estreitam o diálogo entre a PM, escola, e a população, refletindo não só no comportamento social dos alunos, mas garantindo o respeito aos direitos humanos e aos princípios de polícia comunitária, como prega a missão da instituição.
O 2° Batalhão, que atende o Segundo Distrito da cidade, tem colecionado ao longo desse tempo, histórias e casos de sucesso com essa aproximação.
De acolhido a acolhedor
Em mais de um século, a PM atua de maneira transversal, garantindo a ordem pública, a segurança das pessoas e o patrimônio público, fazendo valer o lema e o compromisso que os militares assumem ao entrar na corporação: servir e proteger.
Referência em projetos sociais, nos últimos anos, a PM tem agido de forma estratégica, reforçando ações com jovens para alcançar transformação social. Temas mais atuais, como segurança on-line, cyberbullying, respeito, planos, oratória, entre outros, são os principais abordados no projeto Semeando o Futuro.
Já o Guardiões da Paz é mais focado em ordem unida, civismo, patriotismo, liderança, voz ativa, que é uma parte mais prática com os alunos.
“Essa necessidade foi observada porque é uma forma de prevenção. Ao trabalhar com a criança e o adolescente, a gente proporciona perspectiva de futuro e mantemos os jovens longe das ruas e da criminalidade. Faz com que esse serviço seja necessário ao longo do tempo, porque é muito melhor prevenir a doença do que tratá-la”, explica o sargento Walison Borges de Amorim, responsável pelos projetos Semeando Futuro e Guardiões no 2° Batalhão da PM.